Sistemas de Certificação Florestal – PEFC™ e FSC®
Em Portugal existem 2 Sistemas de Certificação Florestal, o Sistema PEFC™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes) e o Sistema FSC ® (Forest Stewardship Council), ambos certificam a Gestão .
O PEFC™ é uma iniciativa que estabelece um quadro de referência para o reconhecimento mútuo dos processos nacionais de certificação florestal, de forma a promover uma gestão florestal economicamente viável, ecologicamente adequada e socialmente benéfica, assegurando ao consumidor de produtos florestais que está a adquirir produtos provenientes de florestas geridas de forma sustentável.
A base de referência para a certificação, são os Critérios Pan-Europeus de gestão florestal sustentável adotados nas Conferências Ministeriais de Helsínquia e de Lisboa, a partir dos quais cada país aderente desenvolve o seu próprio sistema de certificação nacional.
O sistema de certificação PEFC™ é um processo através do qual uma terceira parte independente, assegura que a gestão florestal de uma exploração é praticada de acordo com os requisitos definidos na Norma Portuguesa 4406 “Sistemas de Gestão Florestal Sustentável – Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável”.
O FSC é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada com o objetivo de apoiar a gestão, ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, de florestas do mundo inteiro através da certificação independente da gestão florestal e da marcação de produtos florestais certificados.
Funciona como um acreditador de programas de certificação florestal, garantido níveis de desempenho consistentes.
A certificação florestal FSC ® é um processo através do qual a execução das operações florestais é avaliada com base em 10 princípios e 56 critérios do FSC ® para a Gestão Florestal, os quais servem como base para o desenvolvimento de standards de gestão florestal específicos para cada região. As entidades de certificação independentes, acreditadas pelo FSC ® para a aplicação destes standards, realizam avaliações detalhadas e imparciais das operações florestais, mediante a solicitação do proprietário.