top of page
417267-PD79CT-35.jpg

TAXA DE FINANCIAMENTO

 A FUNDO PERDIDO

MEDIDAS DE APOIO À CONTRATAÇÃO

O IEFP, IP dispõe de um conjunto de apoios e incentivos que promovem a atribuição de apoios financeiros às empresas, experiência de formação prática em contexto de trabalho (estágios) ou o empreendedorismo.

 

1. Apoios à contratação:

  • Medida Incentivo ATIVAR: Apoio financeiro para celebração de contratos de trabalho sem termo ou a termo certo por prazo igual ou superior a 12 meses. O apoio do IEFP é no mínimo de 5.265,72€ para os contratos sem termo e de 1.755,24€ para os contratos a termo.

  • CONVERTE+: Apoio financeiro concedido às entidades empregadoras que convertam contratos de trabalho a termo (certo ou incerto) em contratos sem termo.

  • Isenções e reduções: O Estado concede outros apoios ao emprego, através de outras medidas de isenção ou reduções de contribuições a cargo da entidade empregadora, da responsabilidade da Segurança Social.

2. Cheque Formação: O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional.

3. Empreendedorismo:

  • Criação do próprio emprego: atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, através da antecipação das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.

  • Criação de empresas: atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos, através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.

  • Microcrédito: apoio a projetos de criação de empresas promovidos por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.

  • Investe Jovem: programa destinado a promover a criação de empresas por jovens desempregados, através de apoio financeiro ao investimento e à criação do próprio emprego.

4. Estágios Ativar: estágios com duração de 9 meses, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho. A comparticipação do IEFP pode chegar aos 95% do valor da bolsa.

5. Apoios à mobilidade geográfica: Apoios financeiros aos desempregados que celebrem contratos de trabalho ou criem o seu próprio emprego e cujo local de trabalho implique a sua mobilidade geográfica.

bottom of page